quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Nampula: MDM não reconhece saída de Amurane


Mahamudo_Amurane3Movimento Democrático de Moçambique diz que ainda não foi comunicado oficialmente sobre a saída do edil de Nampula do partido e, portanto, não considera esta posição.
Mahamudo Amurane de olho em 2018: "Vou-me candidatar para o segundo mandato, mas sem o MDM"
Na cidade de Nampula, no norte moçambicano, o "caso Amurane" continua a ser motivo de discórdia e contradições entre os membros do Movimento Democrático de Moçambique (MDM). Apesar de o edil Mahamudo Amurane já ter afirmado publicamente que não é mais membro do partido, o porta-voz Sande Carmona afirma que o MDM até o momento não foi notificado oficialmente sobre esta decisão.
Até que haja uma comunicação oficial, por parte do edil, Carmona garante que Amurane ainda faz parte do MDM, contradizendo o que outros integrantes já haviam dito. "O MDM ainda não recebeu, formalmente, uma comunicação do Amurane a dizer ao contrário daquilo que toda gente sabe [abandonar o partido]. Quando formalmente disser que já não é do MDM, ele pode perder a popularidade. A popularidade que ele tem pertence ao MDM", diz.
Recentemente, o delegado do MDM naquela província, Luciano Tarieque, disse que o presidente do Conselho Municipal devia abandonar a liderança do município. Também o secretário-geral do partido, Luís Boavida, anunciou que já pensa num novo candidato para as eleições municipais do próximo ano.
Entretanto, Sande Carmona garante que o partido liderado por Daviz Simango já está a trabalhar com vista às eleições de 2018, para se manter na governação do município de Nampula. E, apesar das diferenças internas, um apoio à reeleição de Amurane não parece estar descartada, conforme a declaração do porta-voz.
"Os órgãos do partido nessa devida altura saberão posicionar-se e encontrarão uma resposta sobre uma saída dessa possibilidade que está a aventar. Lembrando que em nenhum momento o MDM apareceu publicamente a reagir em torno do ‘teatro' do colega Amurane", afirma.
Mahamudo reafirma estar fora
Mas Mahamudo Amurane volta a afirmar que já não pertence ao MDM. "Se o Carmona [porta-voz do MDM] ou mesmo Daviz [Simango líder do partido] acham que eu sou membro do partido, isso é com eles, não tenho nada a ver. Já esclareci o que se passa com o MDM. Foram ao público querendo manchar a minha imagem”, assegura, afirmando: "Estou completamente distanciado do MDM".
O presidente do Conselho Municipal da cidade de Nampula volta a dizer que vai concorrer à sua própria sucessão nas eleições de outubro de 2018, sem alinhar com o MDM.
"Vou-me recandidatar para o segundo mandato. Eu tenho compromisso com este povo que votou para este programa que estou a cumprir. Tenho estado com grupos de jovens para ouvir como é que posso me recandidatar e oportunamente vai se perceber que grupo vai suportar essa candidatura".
Mahamudo Amurane afirma que não está a criar o seu próprio partido, como se tem afirmado, e também não vai concorrer pela Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) nem pela Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO).
DW – 29.08.2017

1 comentário:

Unknown disse...

mahamudo e mdm todos sao patetas k nem proprio simango.
Todo desertor é um traidor e é capaz de vendr sua propria patria