domingo, 27 de agosto de 2017

Governo fomenta divisão do país


De facto, como as nossas autoridades se comportam, o Rio Save marca a fronteira terrestre entre dois países distintos - Moçambique do Sul e Moçambique do Centro/Norte.
Os passageiros têm que descer, cada um exibe o seu BI, as bagagens vasculha das com pormenor. Isso só acontece com autocarros que vem para o Sul. Os que não tiverem o BI ou levarem consigo peixe, camarão, caranguejo ou outro tipo de mariscos são apreendidos, não se sabe a favor de quem.
O governo de Moçambique está a favor o regionalismo e a divisão do país. As pessoas ficam com a impressão de que somos dois países distintos cuja fronteira terrestre é o Rio Save.
Alguém do governo pode mandar parar essa brincadeira? O povo não pode continuar a tolerar a discriminação em função da sua origem geográfica. Os passageiros que têm que atravessar a ponte do Rio Save para o Sul são humilhados e os próprios polícias dizem que só falta exigir guias de marcha, como acontecia no tempo do comunismo.
O cenário é completamente desolador. Os passageiros que não tiverem qualquer documento com foto não podem ser deslocar para o Sul mas o contrário não há problemas.
Para além de serem obrigados a ficarem em terra, longe de tudo e de todos, a polícia não Pires a passagem de carne, peixe, camarão, caranguejo e outros mariscos. Dizem que essas espécies podem ser portadores de doenças várias, porém, no sentido contrário ninguém procura saber o que leva a região Centro/ Norte. Porquê o governo agência de tal modo? Se as medidas visam proteger os moçambicanos, que haja justiça e igualdade no tratamento.
GostoMostrar mais reações
44 comentários
Comentários
Simão Gomes
Simão Gomes D facto o país ja ta dividido isso nao resta duvida
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 10:50
Eliminar
Reis Reis
Reis Reis Apoiado
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 10:58
Eliminar
Osvaldo Pepa
Osvaldo Pepa nao estou de acordo com isso, BI e um estrumento importante, e do BI que e facil identificar asua nacionalidade oque facilita o combate a emigracao ilegal, revistar as malas isso tambe e muito importante porque facilita ao combate das drogas, transporte de armas de fogo, os chifre de rino seronte i outro fim que possam a pertubar a ordem i tranquilidade no seo da comunidade, e bom pensarmos antes de escrever qualquer coisa nas redes socias porque isso so vai nos trazer burrice i a pertubacao mental.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 12:07 · Editado
Eliminar
John Selot Banze
John Selot Banze Cm td sua razao abraCo
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 12:19
Eliminar
France Nhachanjale
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 15:37
Eliminar
Chungjang Juche
Chungjang Juche Edwin Hounnou tens como provar essa publicação?
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 11:44
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Se apreendem malta comidas isso é mau, mas acerca dos BI's e revistas de malas não percebo porque do tal drama, alias afinal os bilhetes de identidade são pra que?? Como é possível alguem sair e viajar cerca de 1000 a 2000km sem que porte consigo o este instrumento?? sera que é normal isso?
Os imigrantes ilegais usam muito a via terrestre para se fazerem a Maputo principalmente quenianos, burundeses, tanzanianos, malawianos, zambianos, zimbabwenos porque esta via nao se tem exigido o porte de passaporte, basta pagar a passagem
Nós sabemos muito bem que existe trafico de drogas e de cornos de animais protegidos e isso não é novidade pra ninguem que são levados dentro das bagagens dos nossos compatriotas e outros de nacionalidades acima referenciados
O mal é de aprender comidas.
Por mim o processo tem que ser em todas as partes ou seja, pra quem viaja de sul pra norte e vice versa.
Me vier com essa teoria de que o governo pretende dividir o país seria jumentisse de quem publicou isto, alias, nós temos o defeito de atencipar conclusoes principalmente quando afecta a maioria o que nao é bom,
Msis nao digo.....fui
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 11:45
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Tem saudades de guias de marcha....
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 11:55
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Sabia que não trazer BI não é crime?!
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 11:57
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Não estou a perceber nada agora , afinal qual é o sentimento que pretende deixar com está publicação??
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 12:01
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Leia e abra os olhos!
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 12:07
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Ha broh, é você diz que com estas medidas o governo pretende dividir o país mas logo depois dizes que é crime nao portares o BI ja nao entendo
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 12:18
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Pergunte ao governo se é algum delito criminal não ter o BI.
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:25 · Editado
Eliminar
Chungjang Juche
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 11:59
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Edwin Hounnou isso qualquer um pode dizer aliás não me surpreenda que alguém possa dizer isso e você disse muito bem é um policia que disse algo parecido e eu tenho duvidas de que alguém lhe deu ordem pra dizer algo parecido
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 11:59
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Mas alguém deve ter dado ordens para abortar a viagem de quem não tenha BI.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 12:35 · Editado
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Claro, é ilegal ??
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 12:22
Eliminar
Jonas Arone Tembe
Jonas Arone Tembe Não concordo com isso, existe um fluxo enorme de emigrantes ilegais vindo dos grandes Lagos, do corno de Africa, muitos entram da Tanzania para Palma, e outros destritos de cabo Delgado muitos fazem essa rota descendo para o sul do pais, faz muito bem o governo em apertar o Cerco. Esta é mas uma tentativa de criar divisões entre irmãos. Moçambique é uno e indivisivel.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 12:11
Eliminar
Dino Sattar
Dino Sattar Esses estrangeiros quando se desloca a Maputo já tem documentos moçambicanos.isso já doo denunciado pela existência de redes facilitadores destes imigrantes.
Agora quem se arrisca fora deste circuito prendem no ,paga ali mesmo e continua a sua viagem
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 14:56
Eliminar
Jonas Arone Tembe
Jonas Arone Tembe Dino Sattar, concordo contigo, mas independete de existir uma rede de facilitadores que ate involve alguns membros da policia, é necessario que existam estes postos de controlo. O que se deve fazer é uma pressão de modo que quem de direito faça uma limpeza nos agentes corruptos que por la andam, e não tribalizar esta situação.
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 16:55 · Editado
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Conhece a lei ou está a falar à toa?
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 12:16
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Oque diz a lei acerca de vasculha de bagagens e de exigências de porte de DI??
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 12:19
Eliminar
Jonas Arone Tembe
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 12:41
Eliminar
Domicio Chongo
Domicio Chongo Fomentando o Tribalismo, numa altura que o Presidente Nyusi, luta para alcançar-mos a Paz...
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 12:41
Eliminar
Jonas Arone Tembe
Jonas Arone Tembe Nos os Moçambicanos estamos cientes de que muita coisa não esta bem na governação deste pais, mas em momento algum vamos aceitar teorias conspiratorias para promover tribalismo no nosso pais, esse é um caso isolado que precisa ser sanado pelo ministerio do interior, que por sinal é dirigido por alguem do norte do pais, alias como boa parte do nosso governo é constituido por pessoas do norte do pais a começar pelo proprio presidente da republica, essa teoria cai por terra.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 12:50
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Os procedimentos da polícia estão na lei e não são circunstanciais.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 12:51
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou O problema não reside na pessoa que dirige este ou aquele sector. O problema é de filosofia governativa.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 12:53
Eliminar
Osvaldo Pepa
Osvaldo Pepa voce sozinho deveria pensar que viajar sem o BI nao e bom porque qualquer coisa que vai acontecer comigo durante aviagem nao sera facil aminha familia me localizar. nao esperar ogoverno te dar orden.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 14:03 · Editado
Eliminar
Candido Zuze
Candido Zuze Pensei que fosse o unico aver isso. Faltou frutos bananas e laranjas
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 13:56
Eliminar
Jorge Tinga
Jorge Tinga Por acaso eu passei por essa situacao ha minha chegada a ponte do rio save. Nao imaginam i tratamento dado
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 14:18
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Domicio Chongo, e porquê essas práticas? Estão a sabotar a Nyusi?
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 14:35
Eliminar
Domicio Chongo
Domicio Chongo O ser humano e complicado de natureza, cada indivíduo acha que manda, da ordem no seu sector. Nem sempre as atitudes de certas pessoas, reflecte a do Governo ou a do Presidente...
GostoMostrar mais reações
· 25/8 às 8:06
Eliminar
Joaquim Carlos Chico
Joaquim Carlos Chico Mas eles tem essa informação k tomem medidas
GostoMostrar mais reações
· 25/8 às 11:10
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Chungjang Juche, que pergunta trivial? Você pensa que eu estou a sonhar?!
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 14:36
Eliminar
Mahomed Ismael
Mahomed Ismael Rio save e em todos outros controis são todos uns carrascos
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 14:38
Eliminar
Ramos Armando Maduna
Ramos Armando Maduna Este país é uno e indivisivel, esses pronunciamnetos sao anti democraticos, o que o senhor tinha k dizer é reforçar que nos outos pontos reforcem a seguranca. Nao podemos admitir discursos da extrema direita visando descrediblizar um governo legitimo c...Ver mais
GostoMostrar mais reações
·
5
· 24/8 às 15:22
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Ramos Armando Maduna, sabe o que é um discurso da extrema direita ou esquerda? Em que esquina ouviu isso?
GostoMostrar mais reações
·
6
· 24/8 às 15:47
Eliminar
José de Matos
José de Matos O Edwin Hounnou levanta aqui algumas questoe interessantes:

1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?


2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?

3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?

4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?

5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?

6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?

7 - Save é frontrira ?

Em vez de atacarem o autor da postagem, porque nao argumentam os pontos que ele levantou ?
GostoMostrar mais reações
·
7
· 24/8 às 16:04
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Acho que se Keres bem o meu primeiro comentário podera perceber um pouco acerca disso
Eliminar
José de Matos
José de Matos Osvaldo Nevess , responde so, de 1 a 7, se quiseres!
Eliminar
José de Matos
José de Matos "Os passageiros que têm que atravessar a ponte do Rio Save para o Sul são humilhados e os próprios polícias dizem que só falta exigir guias de marcha, como acontecia no tempo do comunismo.
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess José de Matos existem algumas questões que não vou poder responder mas é o seguinte:
Pergunta 1: ilegal não é mas por questões de segurança dos passageiros e do próprio estado tem sido imperioso devido a imigração ilegal.
2- eu disse no primeiro coment
ário que tinha que ser en todos sentidos
3 não tem que ser abandonado
4 também critiquei o facto de apreensão de alimentos, logo a quinta questão também esta inclusa ai,
6- a revista deve ser em sítios estratégicos que só a PRM achar ao longo da via, alias, quem não deve não teme.
7- não é fronteira mas por questões de garantir a lei e ordem houve necessidade de se instalar um posto de controle lá.
NB: todas as questões levantadas por mim não podem resumirem se na divisão do país
Eliminar
Jonas Arone Tembe
Jonas Arone Tembe Senhor Jose de Matos somos livres de não concordar com o modo que este post foi Colocado, os pontos que o senhor salientou agora são ligitimos, o problema esta em tribalizar esta situação; isso não pode. Agora respondendo algumas questões: 1 não é illegal mas aconselha-se a que um individuo esteja dividamente identificado quando for viajar, são varios motivos e isso facilita o trabalho de quem deve velar pela nossa segurança (a policia)
2.Save não é fronteira mas é um ponto estrategico para que se façam revistas rotineiras de bens e pessoas que se desloquem do sul para o norte e vice/versa; existem muitas situações de viaturas roubadas de Maputo para serem vendidas n norte do pais, e outros casos de emigrantes ilegais, trafico de menores muitos vindos de Pemba e Nampula para rezarem ou estudar em mesquitas, etc
3. Agora eu não concordo que as revistas são feitas num unico sentido, eu pessoalmente uso muito esta Estrada; sou revistado nos dois sentidos, umas vezes sim e outras não.
4.quanto aos produtos apreendidos não posso argumentar muito, mas concordo que devem ser devolvidos aos ligitimos donos depois de apuradas a sua legalidade, proviniencia e destino

Atenção: Não quero desvalorizar nenhuma queixa ou critica, mas chamar atenção a maneira como se expoem algumas criticas.
Eliminar
Nando Zarcano
Nando Zarcano SAIBAM Q EM TODOS DEBATES SOBRE A ATUACAO DO GOVERNO HA LAMBEBOTAS INFILTRADOS.
Eliminar
Jonas Arone Tembe
Jonas Arone Tembe Nando Zarcano esta ultrapassado esse discurso, venha com argumentos plausiveis, se não os tem, observe aqueles que sabem debater sem insultos e ofensas.
Eliminar
Enoque Livombo Livombo
Enoque Livombo Livombo Eu nao sei o porque alguem vai defender anossa policia..oque acontece nas estradas de Gaza, Inhambane e Maputo nao acontece no centro e norte..policia roubar na vista do povo..isto e, ninguem pode dizer chega a isto? Ha quem pode dizer que estou a mentir..rio save e afronteira do centro/norte e sul.
Estrangeiros passam, mas mocambicanos sofrem em casa, quer dizer ninguem esquece neste mundo? Porque e que nao perguntam de onde vens e para onde vais..fazer oque..qual e teu bairro..provincia..distrito e localidade?
Essas questoes sao suficientes para descibrir um estrangeiro ilegal..mas o interresse e castigar opovo desta patria, nao e preender estrangeiros..drogas..armas e outras coisas ilegais..mas sim fazer dinheiro.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 16:37
Eliminar
Osvaldo Pepa
Osvaldo Pepa oh Jose de Matos, e muito lamentavel ver um jovem como voce aperguntar coisas que nao se deve perguntar, meu amigo deixa afabetizacao i volta aprimeira classe, voce ainda continua com aqueles pensamentos cheio de Matos, nao estamos aqui para ensinar o senhor, se voce morrer em tete quem e da sua familia vai saber? e bom nao vir aqui para fazer o tempo de jantar.
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:00
Eliminar
John Selot Banze
GostoMostrar mais reações
· 25/8 às 8:44
Eliminar
Lucas Domingos Canhao Domingos
Lucas Domingos Canhao Domingos nota 20v,policia ladrao,fomeado
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:05
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Osvaldo Pepa, está tudo bem consigo?!
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 17:19
Eliminar
Ramos Armando Maduna
Ramos Armando Maduna Ilustre Edwin e Matos vois sois figuras importantes neste país, Edwin antes de conhecer o que era a politica me divertia com os seus belissimos artigos no MAGAZNE INDPNdNTE sob direccao de Salomao Moyane, descordei uma vez com Matos sobre os gatunos crivados de balas na Matola e náo acho que uma figura do calibre de Edwin diga que o passaporte ê menos importante se tivermos em conta que se trata de estrada nacional onde é aptcivel aos que querem pilhar o nosso pais. Nao é certo dizer norte-sul ha dificuldade e vice versa é simples. Olha aqueles todos estrangeiros nem vao a sul do paÍs, vao sim africa do sul, suaziland, botswana portanto o nosso país nao pode ser corredor para gatunos atingirem missoes ilicitas. Mocambique esta na SADC e se deixar estrangeiros ilegais passarem estarâ a violar os acordos da organizacao. Ademais estamos no país onde as nossas linguas nacionais nao as dominamos e custa falar dialogar com muitos concidadaos sem o uso de portugues que muita nao domina e o B.I é muito necessario para nao confundirmos malauianos e mocambicanos. Para terminar eu sei que o unico partido do centro esquerda ê a FRELIMO os outros sao da direita e centro direita.
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:34
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Se está a se questionar o facto de se exigir o BI, eu pergunto se pra vocês qual seria o melhor método pra se achar PS ilegais sabendo que a ilegalidade em moz é uma realidade??
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 17:40
Eliminar
José de Matos
José de Matos Osvaldo Pepa, cuidado com o insulto, a esse nivel eu nao converso com ninguem!

As minhas perguntas sao estas:




1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?

2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?

3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?

4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?

5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?

6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?

7 - Save é fronteira ?
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 17:46
Eliminar
José de Matos
José de Matos Osvaldo Nevess e Ramos Armando Maduna, as minhas questoes continuam de pe:


1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?

2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?

3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?

4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?

5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?

6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?

7 - Save é fronteira ?
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 17:48
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Eu já respondi podes rolar pra cima vais ver
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 17:56
Eliminar
José de Matos
José de Matos nao respondeste ao que te questionei, deixenos entao
Eliminar
Osvaldo Nevess
Osvaldo Nevess Mas leste as minhas respostas?
Eliminar
José de Matos
José de Matos Osvaldo Nevess , li, eu sei ler bem,. nao respondes a nemhuma das minhas perguntas! Chama-me quando quiseres responder, nao vou perder tempo com bate-boca ;
As minhas perguntas sao estas:




1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?

2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?

3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?

4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?

5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?

6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?

7 - Save é fronteira ?
Eliminar
Ramos Armando Maduna
Ramos Armando Maduna A pergunta 2 prefiro argumentar nos seguintes termos: o termo norte sul ê que as pessoas que ali passam nem todas vao a sul mas sim muitos vao a africa do sul, botswana, namibia e etc, portanto deve haver mais controlo pk ha pessoas k fogem conflitos nos seus paises e outras a procura de oportunidade nos paises que referenciei. Se voce é da zambezia, tete ou niassa pode falar chichewa como um malawiano fala, cabo delgado pode falar swahili como os tanzanianos fala. Nao nenhum policia na estrada capaz de diferenciar estas linguas pois como sabe o nosso pais nao oficializou as linguas nacionais e nem sao apprendidas na escola. Se eu sou de sofala sei que o outro de manica pode falar diferente da minha linga.
GostoMostrar mais reações
·
3
· 24/8 às 18:01
Eliminar
José de Matos
José de Matos se vai a Africa do Sul, etc., precisa de passaporte e nao vai directamente!

A minha pergunta mantem-se:






1 - é ilegal viajar em territorio nacional sem BI ?

2 - porque essas exigencias se aplicam apenas no sentido Centro/Sul ?

3 - é aceitavel que alguem que nao tenha BI seja abandonado ?

4 - Qual a postura ou lei sobre os alimentos, marisco e fruta que nao podem ser transportafos ?

5 - o que acontece com os alimentos apreendidos ?

6 - se existem Leis para esas exigencias, porque nao exigem no local da saida ?

7 - Save é fronteira ?
Eliminar
Ndaconja Ndapota
GostoMostrar mais reações
·
1
· 24/8 às 18:46
Eliminar
Abrantes Nelson Novais Nelson
Abrantes Nelson Novais Nelson isso é uma pura e grande verdade k muitos nao tem coragem de denuciar se é k podemos denuciar e aquem
GostoMostrar mais reações
·
2
· 24/8 às 19:34
Eliminar
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Boa questão.
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 22:42
Eliminar
Delson Antonio Sabonete
Delson Antonio Sabonete Novo governo perdeu controlo realmente e a makina d Frelimo esta desativada
GostoMostrar mais reações
· 24/8 às 23:19
Eliminar
Beng Cosme
Beng Cosme Isso ai irmão
GostoMostrar mais reações
· 25/8 às 6:08
Eliminar
Avelino Maleza
Avelino Maleza Este é o país do pandza
GostoMostrar mais reações
· 25/8 às 8:18
Eliminar
Marcos Palito
Marcos Palito Eu pensava que era por causa dos imigrantes. Se isso continuar entao vamos virar correia e depois n reclamem
GostoMostrar mais reações
· 25/8 às 10:23
Eliminar
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua Acontece isso oh mano Edwin Hounnou? Alguém deve parar com esse tratamento desigual para os moçambicanos do Sul e os do Centro/Norte. Isso é anti-constitucional.
GostoMostrar mais reações
·
1
· 25/8 às 10:50
Eliminar
Edwin Hounnou
Edwin Hounnou Sim, acontece todos os dias.
GostoMostrar mais reações
·
2
· 25/8 às 13:11

Sem comentários: